22/07/2015

Por fim na Cevicheria

Por alguma razão o ceviche está na moda, e talvez seja porque a Cevicheria abriu no local certo, com pratos que parecem novidade, e com a (boa? má?) ideia de não fazer reservas.

Aquilo do espere se quiser, parece aguçar a vontade e de repente todos querem ir lá, atirando-se sem medo ao peixe "cozido" em limão.

Fui levado pela Andrea e pelo Miguel, pessoas de quem gosto e que estavam tão interessados como eu na visita. Eles já conheciam e estavam a repetir, para mim foi estreia e com algum receio da desilusão. Mas correu bem.

Comemos o gaspacho de gamba do Algarve, ceviche puro, ceviche Português, ceviche de atum, mini sandes e taco de tártaro, e só não volto a comer o de atum, que serviu para confirmar o que eu já desconfiava:  o sumo de citrinos e o atum não nasceram para andar juntos.
É a minha opinião e não uma regra para outrem, pois cada vez mais dúvido de regras e quando me dizem que "o ceviche verdadeiro é ..." eu desligo e deixo andar.
Disseram-nos isso enquanto esperávamos à porta, alguém bem intensionado mas novo demais para saber o que estava a dizer e eu que tinha acabado de ler o texto do Luís Pontes no Outras Comidas, tive ali àporta alguém a falar sobre a verdade. Sem importância.

Voltando às comidas pois isso é que nos fez aguardar a pé firme:

O gaspacho foi um belo início. Os bichos estavam deliciosos, a tapioca além de bonita tem algo de misterioso e o gaspacho propriamente deixou-me intrigado. Pareceu-me desaparecer muito depressa na boca mas isso fez brilhar os belos camarões. Não deve ser de propósito mas saíu bem. Acho...ou não? Fiz uma coisa quase igual hoje ao jantar e o meu gaspacho aguentava-se...

O ceviche puro não precisa de conversa pois é delicioso e sem grandes truques. A coisa sem rede. A comer sempre e continuar depois da moda. Boa simulação do leche tigre

O Português talvez não seja um ceviche mas foi o meu preferido pelo inesperado e por ser delicioso em tudo. Aspecto, sabor e textura. Uma grande ideia e uma grande realização, o que nem sempre acontece, mas neste caso foi em cheio.

O de atum salto, pois não me agradou a textura do peixe.

Os complementos (taco e mini sandes)  foram a melhor forma de acabar. Quase sem se dar por isso mudámos o registo do mar para a terra, mas com muito prazer.

Excelente jantar, em boa companhia e com vontade de repetir. O pior é esperar à porta, mas com boa companhia tudo se faz.

A Cevicheria
Rua Dom Pedro V 129 - LISBOA

No comments:

Post a Comment