18/07/2015

Mais ceviche? Sim, enquanto houver verão ou vontade

Já houve verões de gaspacho e salmorejo,  noutros foi a curgete grelhada com queijo de cabra,  as tapas variadas, etc. Quando olho para trás vejo manias de verão no meu caminho. Desta vez é a vez do ceviche.

Talvez seja por andar a espreitar episódios do Masterchef Argentina, México e Brasil, talvez seja por encontrar a Cevicheria do Príncipe Real sempre mais que cheia e por isso não ter ainda experimentado, talvez seja por ser uma forma excelente de honrar o belo peixe da nossa costa (nunca é demais agradecer à Dália e à Bela que tão bem me tratam no mercado de Alvalade) , ou apenas porque gosto imenso de um bom ceviche, mas continuo na minha saga "cevichera".

Não me estico muito, pois antes de saber correr ou saltar convém saber andar, mas lá vou testando algumas liberdades.

Depois de ter provado o bom gaspacho com ameixa e carapau cru na Tasca de Três, e de ter usado ameixa no último atum com melancia que preparei, acho que a ameixa é sem dúvida uma fruta a usar sem medo nestas preparações. Hoje testei o alperce ou albaricoque como lhe chamam no algarve (por influência de Espanha) para grande espanto da minha filha.


imagem de: http://www.cienciaviva.pt/peixes/home/?idioma=pt




Ceviche de pargo com alperce e tomate.


A primeira coisa que fiz foi tratar do peixe, que cortei em cubos pequenos, temperei com sal, espremi-lhe uma lima inteira e levei ao frio.
De seguida virei-me para a cebola,  dessas meio roxas que agora aparecem à venda e que são as minhas preferidas para estas preparações. Cortei meias luas muito finas, temperei com sal e um pouco de sumo de lima e levei também para o frio, juntando-as ao peixe.
A terceira parte da  preparação levou meio tomate sem pele nem pepitas, cortado em cubos. Meio alperce sem pele e em cubos. uma mão cheia de folhas de coentros picados grosseiramente. Sal, pimenta, umas raspas de malagueta e um fio de azeite. Misturei e levei ao frigorífico, mas separado do resto.
Deixei o peixe macerar durante 30 minutos, e passado este tempo juntei a mistura de tomate e alperce e comi com gulodice e sem comentários.

E pronto, talvez me cale com os ceviches, mas vou continuar a fazer. O próximo será de polvo (cozido) com abacate, cebola, tomate, coentros e sabe-se lá mais o quê... 

No comments:

Post a Comment