20/01/2014

Segue o tema polvo

Acabei por ir no sábado ao mercado comprar um polvo e depois de cozido, fiquei com a certeza daquilo que já sabia. O polvo fresco, preparado por quem sabe(não me refiro a mim, mas a quem o escolheu e depois lhe bateu forte e feio), ficou tenro, saboroso e pouco encolheu. O barato(congelado do supermercado) sai mais caro. Adiante.


O polvo bom foi à festa vestido de ceviche. Fiz assim:

Cortei o polvo em pedaços pequenos
Cortei 2 cebolas roxas em meias luas finas. Juntei sal e deixei repousar

Piquei cubos muito (5mm)pequenos: 
  • 1/2 manga  
  • 2 colheres de sopa de aipo
  • 1 colher de sopa de rábano
  • 1/2 pimento verde assado e sem pele
 Ervas picadas:
  • 1 colher de  sopa com salsa
  • 1 colher de  sopa com hortelã
  • 1 colher de  sopa com cebolinho
  • 1 colher de  sopa com coentros
 Misturei tudo e temperei com 3 colheres de sopa com azeite, 3 limas espremidas, 1 colher de sopa com tabasco verde , sal e pimenta.

Com o "outro polvo" fiz um caril, com cebola, tomate, pasta de caril e leite de coco. Deixei fervilhar um pouco para engrossar e no fim juntei sumo de lima e coentros frescos picados. Não ficou mau e foi o meu almoço de hoje, numa tigela, sobre arroz branco.

Independentemente do que se coma, esta ideia da tigela de arroz com coisas em cima agrada-me muito e tem sido recorrente no meu dia a dia.

3 comments:

  1. Em primeiro lugar parabéns pelo blogue. Podemos saber quais são as dicas para cozer o polvo fresco e ficar tenrinho e saboroso?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Olga e obrigado por gostar do meu blog. Tudo o que sei sobre polvo (e não é muito) está neste post anterior:
      http://sopasdetudo.blogspot.pt/2013/07/polvo-pulpo-polpo.html

      Nunca experimentei com panela de pressão mas na panela normal a coisa resolve-se em 45 minutos

      Delete
    2. Obrigada pela partilha. Se quiser dar uma espreitadela no meu blogue o endereço é:
      http://maeoqueeojantar.blogspot.pt/
      O meu objetivo é apenas dar algumas dicas para comer de forma mais saudável e partilhar algumas receitas que vou experimentando cá em casa. É sobretudo por deformação profissional. Vou continuar a passar por aqui.

      Delete