13/08/2013

Sopa e uma tarka

A semana da Rita

A sopa é um bom começo, e era por aí que começavam sempre as refeições na casa dos meus avós.

Fazer sopa de legumes, é a coisa mais simples do mundo. Juntam-se numa panela legumes variados, água e sal. Cozem-se, reduzem-se a puré(ou não) e está pronta a sopa.

Se os legumes forem frescos, não é preciso mais nada.Ainda assim, é fácil melhorar, pois mesmo os sabores mais singelos e limpos não rejeitam uma ajudinha, para que a monotonia seja evitada.
A primeira coisa a fazer é juntar umas ervas frescas no final. Salsa ou coentros picados. Se as ervas forem boas/frescas, transformarão qualquer sopa numa coisa muito melhor, mas raramente se encontra salsa com algum sabor, a menos que se plante ou que se vá a um mercado (onde normalmente são oferecidas).
A sopa também melhora se os legumes forem primeiro salteados num pouco de azeite antes de se juntar a água ou um caldo(mesmo simples, feito com umas asas de galinha, cenoura, cebola e alho francês).
O uso de algumas especiarias também pode ajudar, como se vê na cozinha dos grandes comedores de legumes (a cozinha indiana e do médio oriente).

Segue-se a receita de uma sopa de cenoura e o que se pode fazer por ela.


Cortar em rodelas a parte mais branca de um alho francês e lavar bem
Descascar e cortar em rodelas  quatro cenouras, 1 cebola e 1 curgete
Tirar a pele a um(ou dois) dentes de alho.
Levar uma panela ao lume com um pouco de azeite (duas colheres de sopa) e quando estiver quente juntar os legumes e uma folha de louro. Fazer os legumes suar até começarem a alourar, juntar o sal e água (ou caldo)que cubra tudo generosamente. Cozer durante 30 minutos e reduzir a puré com a varinha mágica.
Pode-se comer assim, mas eu gosto de a coar usando um passador e fazendo todo o líquido passar. Sobrará  uma papa grossa, que não tem mal nenhum, mas, principalmente no Verão, uma sopinha mais rala come-se até fria, como se fosse um refresco.

Acrescentos:

  • Ervas frescas picadas - hortelã, salsa, coentros, manjericão, cebolinho (todas ou algumas, mas em quantidade que se veja e que dê sabor
  • Ervas secas - orégãos, segurelha, tomilho (dependendo da sopa)
  • Grão cozido, feijão (verde, seco, vermelho...)  
  • Arroz cozido, migas de pão
  • Folhas de espinafre ou daquela alface já pouco estaladiça que aqui renasce
  • Um fio de azeite cru e um pouco de pimenta
  • Ou então aquilo que fazem na Índia,uma tarka 

A tarka 


Tarka significa "tempero". É uma invenção da cozinha indiana para combater a monotonia numa sopa de legumes e consiste na adição no final, de especiarias fritas.
Por exemplo, levar ao lume uma frigideira com  azeite e, quando estiver quente, juntar uma colher de café com sementes de mostarda e outra com sementes de cominho.
Assim que as sementes começarem a estoirar, juntar-lhes um dente de alho picado, um pouco de gengibre fresco picado, uma malagueta vermelha seca e folhas de caril. Deixar que  frite um pouco e, antes que o alho queime, deitar tudo para dentro da sopa. A singela sopinha de cenoura, passa logo a ser um prato misterioso, com a vantagem de se poderem adiconar outras especiarias (sementes de funcho, de feno-grego, de coentros),  não usar alho, não juntar a malagueta (ou tirar-lhe as sementes), trocar as folhas de caril por folhas de coentros e nesse caso não se fritam as folhas etc...
Este tempero pode ser tão simples quanto se quiser e deve servir apenas para animar a sopa, mas se esta não estiver boa, nenhuma tarka a salva                  


No comments:

Post a Comment