24/08/2013

Assim se vê a força ... dos escritos

Voltei do Douro para uma Lisboa quase vazia e, entre vagas de calor e vagas de preguiça, nem sempre foi fácil resistir à tentação de "comer qualquer coisa". Mas como ando "sempre" a escrever que faço comida para mim etc, não podia deixar-me levar pelos rissóis de pescada congelados (nada maus, apesar de serem dum supermercado) que tenho para ocasiões mais extremas.

Fui duas vezes almoçar fora. Primeiro foi um regresso ao já quase esquecido "Cantinho do Aziz" e em boa hora o fiz, pois tanto o caril de carne à indiana como os camarões com quiabos estavam óptimos. Mostrando que já não se lembravam de nós, avisaram-nos quanto ao perigo do piri piri que sempre colocam na mesa, para quem quiser colorir a alma.
Nós, mostrando que não estávamos esquecidos, pedimos uma dose de batatas fritas, porque sim, e comemos tudo, incluindo o piri piri
O outro almoço foi na Taberna da rua das Flores, e pela parte que me toca, a comida foi o menos bom(note-se que não estava má, mas...). A companhia, a conversa, o vinho branco e as azeitonas, estiveram acima das pataniscas (estavam secas) com arroz de coentros, que tinha muito bom sabor, mas estava demasiado  cozido.
Para os meus jantares fui aligeirando a coisa sem grandes preparos, mas ainda fiz umas empanadas com graça. para aproveitar um resto de carne assada que fizera na terça-feira.
A massa que fiz levou:
300g de farinha
130g de manteiga
1 ovo
sal
água fria

Misturei tudo no copo maior da maquineta das sopas e outras coisas picadas, e assim que começou a unir, levei ao frigorífico por meia hora.

Para o recheio:
10 fatias de carne assada
1 cebola
1 dente de alho
folha de louro
cravinho
1 colher de café com canela
1 colher de café com cominhos
1 colher de café com tomilho
1 colher de sopa de concentrado de tomate
10 azeitonas verdes recheadas
grão cozido e sem pele
sal
pimenta
muita salsa picada

Fiz o refogado com a cebola, o alho, e fui juntando tudo o resto depois de ter a cebola alourado. Deixei o grão para os últimos instantes para não se desfazer e a salsa só a juntei depois de ter apagado o lume. Então provei, corrigi o sal e juntei sumo de limão e umas colheres de piri-piri(ando a usar o sambal olek que se vende no supermercado chen)
Depois foi estender a massa, cortar rodelas com a ajuda duma tigela, deitar-lhes uma colher de sopa mal cheia, com o recheio, fechar com a ajuda dum garfo e levar ao forno até alourar. Comi ontem acabadas de fazer e agora mesmo comi outra para ver se continuavam em condições e estão muito boas. Tão boas que até dá para incluir uma foto.

Hoje dei um passeio até ao mercado de Alvalade, e trouxe de lá umas belas azevias(peixe), os camarões do costume, fruta e material para uma grande salada.
O meu almoço foi duas azevias fritas com a tal salada (alface, coentros, cebola, azeite e tzatziki).
Para o jantar ainda não sei, mas já são horas de pensar no assunto. No entanto com três empanadas à espera, talvez aproveite e faça um arrozinho de coentros para não falar mais no outro...

No comments:

Post a Comment