24/04/2013

Um caril de camarão

Um dia, já lá vai muito tempo, o Mário Wilson enquanto treinador do Benfica, terá dito que com aquela equipa qualquer um ganhava, ou seja, ele enquanto treinador só tinha de não estragar.
É isso que eu sinto quando consigo aqueles camarões "quase frescos" que agora se encontram nalguns bons mercados à sexta-feira. Vêm do Índico(algures) e chegam até nós sem terem passado pelo congelador. O resultado é uma carne translúcida e doce e as cabeças que soltam um "molho"  laranja forte que sabe a camarão fresco. Basta não estragar.
A última vez que os preparei foi num caril despreocupado que ficou excelente, sem mérito do treinador.

Comecei a descascar os bicharocos  e levei ao lume uma panela com 2 colheres de sopa de azeite e 1 cebola em rodelas. As cascas saíam dos camarões directamente para a panela. Para junto das cascas foram ainda 2 dentes de alho, 1 talo de aipo picado, sal e pimenta. Quando a cebola começou a ganhar cor, juntei 1 colher de sopa de caril (uma boa mistura que se vende na mercearia indiana no acesso do metro do Martin Moniz) sal e pimenta. Os bicharocos já descascados, levaram sal e sumo de limão e ficaram à espera de vez.

Reguei as cabeças com 1 copo de vinho branco e esmaguei as cabeças para as ajudar a darem o seu melhor.  Acabei este caldo/molho com 1 embalagem de 200ml de leite de coco, deixei fervilhar durante 5 minutos e coei.

Onde estava a panela, entrou a frigideira com 1 fio de azeite para saltear os camarões. 2 ou 3 minutos bastaram para eles apresentarem um  tom rosado  que indica estarem quase prontos. Juntei o molho de coco, provei, espremi 1 lima e piquei coentros frescos e comi diria o Jamie Oliver - Happy days!

Com um alvíssimo e bem cozido arroz basmati, estes camarões não têm medo de ninguém apesar de terem sido feitos sem gengibre sem malagueta   e sem grande técnica. Basta não estragar.


2 comments:

  1. Junto à Igreja da Saúde, há um centro comercial que tem uma mercearia indiana, no piso de acesso ao metropolitano. É aí que comprou o pó de caril que utilizou? Qual a sua denominação?

    ReplyDelete
  2. É mesmo aí. Esta mistura de caril que usei é embalada por eles e não me lembro se tem alguma indicação, pois deitei fora o saco. Sorry...

    ReplyDelete