- ao ver o masterchef Australia, fiquei a saber que se podiam usar as folhas da figueira para aromatizar um gelado.
- fui pesquisar ao google e encontrei várias receitas
- eu não queria fazer um gelado, mas sim um pudim o que na base não é muito diferente
- no mais recente almoço no restaurante Noélia & Jerónimo comi um excelente pudim de laranja e amêndoas
- trouxe das Cabanas um saco com folhas de figueira para testar um pudim de folhas de figueira e amêndoa...
Receita
Levei ao lume meio litro de leite ao qual juntei 5 folhas de figueira que tinham estado a secar durante 4 dias (não sei se há alguma vantagem...) - Assim que o leite começou a ferver apaguei o lume e deixei em infusão até arrefecer (45 minutos?).Fiz caramelo e deitei no fundo da forma.
Entretanto, como me habituei a fazer com doces que levam ovos, passei 4 gemas por uma peneira para assim poder retirar a película que as envolve e ao que parece é responsável pelo "cheiro a ovo".
Juntei as gemas e 200g de açúcar e mexi com a colher de pau. Fui juntando aos poucos 2 claras e mexi até o açúcar estar desfeito. Depois, aos poucos, juntei 150g de amêndoas raladas e o leite coado.
Mexendo com a colher de pau(sem bater para evitar buracos no pudim) misturei e tudo e deitei na forma. Pus a tampa, e coloquei a forma tapada dentro duma panela com água a fervilhar, tapei a panela e deixei cozer em lume baixo durante 50 minutos.
Foi para o frigorífico arrefecer e no dia seguinte (ontem) foi testado ao jantar por mim e pela minha filha
Eu gostei muito e repeti, ela disse que estava bom mas não repetiu. Achou que sabia pouco às folhas mas para mim ficou mesmo bom. Recomenda-se a quem goste de figos e não seja alérgico às folhas.
Os outros (ou seja, tu) devem proceder com cautela...
João, por aqui usamos as folhas de figo para fazer um licor - geralmente o considero muito doce, mas o sabor de figo é muito marcante e a cor, estupenda. Estava nos meus planos fazer receitas com as folhas. Agora me animei. Um abraço, n
ReplyDelete