12/11/2013

Jantar de amigos

As receitas sem uma história (mesmo que seja apenas uma simples justificação) não me entusiasmam muito, e assim, em fases menos animadas(do ano, da vida, do que for que nos faz andar para a frente) encontro dificuldade em vir até aqui desfiar listas de técnicas e ingredientes. Olho para a hipótese de escrito e não encontro motivos para esse esforço, ou então encontro sim motivos para ficar calado.

Mas continuo a comer, uns arrozes de peixe ou de frango, um feijão preto, umas carnes com e sem molho, coisas em cima de arroz acabado de fazer etc.
E tenho continuado a brincar às empanadas. Agora ando a fazê-las mais pequenas e gosto delas assim. Fiz algumas para um jantar de amigos, onde bebemos e comemos como  fazem os amigos, alegres em volta da mesa, rindo uns com e para os outros, por causa de um disparate, de uma recordação ou de nada, apenas porque é bom e faz bem.

As empanadas que levei eram, umas de cogumelos e queijo de cabra e as outras de linguiça(e picantes estas últimas)

Para a massa das empanadas ver receitas anteriores

Recheio de cogumelos

250g de cogumelos castanhos, limpos e cortados em quartos
1 queijo de cabra meio curado
1 cebola cortada em meias luas
1 dente de alho
1/2 copo de vinho branco
tomilho
sal
pimenta
azeite e manteiga


Saltear os cogumelos e reservar.
Saltear a cebola e o alho picado num pouco de azeite. Depois de terem ganho um pouco de cor, juntar o vinho branco e deixar evaporar. Juntar os cogumelos, o tomilho, um pouco de sal e a piomenta. Juntar 1 colher  de sopa de manteiga e apagar o lume.
Juntar o queijo de cabra em cubos pequenos. Depois de tudo frio fazer as empanadas e levar ao forno até estarem louras (15 minutos a 180º)

As de linguiça levaram

5 linguiças às rodelas
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de  sopa de massa de pimentão
1 colher de chá com concentrado de tomate
1 colher de chá com massa de malagueta
oregãos
vinagre
sal

Comecei por refogar a cebola no azeite, juntei os alhos e o louro
Depois de começar a cebola a alourar, juntei as rodelas de linguiça que fritaram um pouco antes de terem a companhia das papas vermelhas e um pouco de água. No final corrigi o sal e salpiquei com um pouco de vinagre. Já com o lume apagado juntei os oregãos e depois de frio o recheio procedi como para as anteriores.

Com um olho no SLBxSCP, um copo de tinto na mão e muita conversa atrasada, fomos comendo as empanaditas até começar o jantar - estavam então os da bola ni início do prolongamento.
Seguiram-se saladas de camarão e de polvo, uma entremeada goesa bem picante, bolos com coisas em cima - um tinha uns noivos que se casaram na ontem e o outro tinha avelãs que continuam solteiras.

O resto foi pela noite dentro e tudo valeu a pena. Até ao próximo e que seja em breve

1 comment:

  1. Esses pastelinhos ficam bem com tudo, tenho que ir rever a minha massa a ver se é parecida com essa.

    ReplyDelete